segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Cangaço e Canudos

Canudos
Fonte: Google imagens
Cangaço
Fonte: Google imagens
Lampião: herói ou vilão?
Defensor dos fracos e oprimidos ou bandido cruel: quem era, na verdade, Virgulino Ferreira da Silva, o rei do cangaço? A cientista política Isabel Lustosa, da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ), responde essa pergunta no Estúdio CH desta semana.
Em entrevista a Fred Furtado, Lustosa conta que Lampião era um jovem de Serra Talhada, no interior de Pernambuco, com uma trajetória de pequenas arruaças. Pela associação com cangaceiros já estabelecidos, como Sebastião Pereira, iniciou uma carreira de crimes na região em 1919.
Lustosa, que acaba de lançar uma biografia de Virgulino intitulada Lampião – violência e esperteza, lista vários motivos para a ascensão do cangaço. Segundo ela, fatores como o abandono e a extrema pobreza da população, além da opressão imposta pelos grandes latifundiários, criaram o ambiente perfeito para esses criminosos, que já operavam desde o século 19.
A cientista política é categórica ao afirmar que Lampião nada tinha de herói, nem era um ‘Robin Hood’ nordestino. “Ao contrário, ele foi muito violento e cruel com a população pobre”, afirma. E completa: “Ao mesmo tempo, ele foi um aliado de todos os coronéis e poderosos. Sua principal fonte de renda era o dinheiro que essas pessoas pagavam para não serem atacadas pelo bando”.
Lustosa fala ainda da imagem mítica que se formou sobre Lampião, traça paralelos entre o cangaço e os gângsteres da década de 1920 nos Estados Unidos e compara a situação dos cangaceiros de ontem com a dos traficantes de hoje.
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/Lampiao%20-%20heroi%20ou%20vilao.mp3/view



Comparação
Os dois foram movimentos nordestinos, e talvez esse seja a principal semelhança entre os dois, além de os dois terem saído da população pobre. O movimento de Canudos foi um movimento liderado por Antonio Conselheiro em que ele levou seus seguidores para Canudos, para fundar o Reino de Deus, gerando problemas com os coronéis (levando sua mão de obra), com os políticos, pois os moradores de Canudos acreditam que a monarquia é melhor que a republica, já que o Reino dos Céus é uma monarquia, e pra finalizar com a igreja, pelo poder religioso exercido por Antonio Conselheiro, enquanto o cangaço que muitos julgam ser uma pratica heróica em que os cangaceiros tiram das mãos dos ricos para botar nas mãos dos pobres, na verdade é uma pratica totalmente errada em que os cangaceiros muitas vezes se aliam aos grandes proprietários e atacam até os pobres roubando, matando e até explorando sexualmente, se isso é herói então a cadeia é a base da Liga da Justiça. Por isso pra mim esses dois movimentos são totalmente diferentes.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário