terça-feira, 8 de novembro de 2011

Canudos e Cangaços

Canudos:

(google imagens)
A situação de miséria e descaso político fez nascer no sertão nordestino, no final do século XIX, um movimento messiânico de grande importância. Liderados pelo beato Antônio Conselheiro, o grupo de miseráveis fundou às margens do rio Vaza Barris, um arraial. Este, longe do poder dos políticos, representou uma ameaça a ordem estabelecida pela  recém inaugurada República. Logo, os canudenses foram  atacados com toda força pelas tropas do governo.As duas primeiras expedições enviadas pelo governo baiano contra o arraial entre 1896 e 1897 fracassam completamente. De março a outubro de 1897, outras duas expedições enviadas pelo governo federal e organizadas pelo Exército, a última com 6 mil homens e artilharia pesada, conseguem finalmente tomar e destruir Canudos. Junto com Conselheiro morrem milhares de combatentes e restam cerca de 400 prisioneiros, entre velhos, mulheres e crianças.


Cangaço:



(Google imagens)

O cangaço foi um fenômeno ocorrido no Nordeste brasileiro no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, que tem suas origens em questões sociais e fundiárias da região. Caracteriza-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados, que assaltavam fazendas, seqüestravam os "coronéis" (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Os "bandoleiros" não tinham moradia fixa e viviam perambulando pelo sertão, praticando os crimes, fugindo se escondendo.O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo. [...]Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", denominado o "Rei do Cangaço", atuou durante as décadas de 1920 e 1930 em praticamente todo Nordeste. Lampião foi morto em 28 de julho de 1938, na localidade de Angicos, em Sergipe, vítima de uma emboscada, juntamente com sua mulher, Maria Bonita.
http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/01/30/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=97386/em_noticia_interna.shtml

Comparação:
 A guerra de Canudos e a guerra de Cangaços aconteceu aproximadamente no final do século XIX e ínicio do XX na zona rural. Os Cangaceiros poderiam se encontrar em grupos ou indivíduos isolados, já os Canudos se encontravam apenas em "grupos". Os Cangaceiros eram violentos além de que assaltavam fazendas, seqüestravam os "coronéis" (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Já os Canudos Não eram violentos. Porém ambos eram "influenciados" por razões diferentes.

Postado por: Beatriz Gonçalves P. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário