terça-feira, 8 de novembro de 2011

Canudos e Cangaço

Canudos


(Fonte: Google imagens)

Conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1987, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, e mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas culminando com a destruição total da população.



Cangaço
     
(Fonte: Google imagens)


O cangaço foi um fenômeno ocorrido no Nordeste brasileiro no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, que tem suas origens em questões sociais e fundiárias da região. Caracteriza-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados, que assaltavam fazendas, seqüestravam os "coronéis" (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. 

Os "bandoleiros" não tinham moradia fixa e viviam perambulando pelo sertão, praticando os crimes, fugindo se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os "políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.
 Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem. Por isso, era difícil de serem capturados pelas autoridades. Eles conheciam as rotas de fuga em lugares de difícil acesso. Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", denominado o "Rei do Cangaço", atuou durante as décadas de 1920 e 1930 em praticamente todo Nordeste. Lampião foi morto em 28 de julho de 1938, na localidade de Angicos, em Sergipe, vítima de uma emboscada, juntamente com sua mulher, Maria Bonita.

Texto Comparativo
A Guerra dos Canudos e o movimento feito pelo Cangaço foram movimentos que ocorreram na zona rural e aconteceram no início do século XX, cada um tinha o seu próprio objetivo. Os Canudenses tinham como líder Antônio Conselheiro e a outra maioria era de camponeses que vão passar a acreditar e seguir Antônio Conselheiro. Em Canudos a economia era com a agricultura, lá tinham criação de animais e o comércio de madeira, tudo isso apenas para sua própria subsistência. Tinham um ideal Salvacionista que era ligado a religião, mas acabava indo para o lado político por apoiarem a Monarquia. Assim como qualquer outro grupo os Canudenses tinham sua oposição que eram os coronéis, a igreja católica e o governo. Já o Cangaceiros tinham outros modos de viver, outros idéias diferes dos Canudos. Os Cangaceiros andavam sempre em bandos e eram nômades, um Cangaceiro que foi muito conhecido foi Lampião.
 Postado por: Laís Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário