quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escravidão no Brasil atual

No Brasil, principalmente nas regiões Norte (Maranhão, e Pará) e Centro-Oeste do país, é recorrente a abordagem de trabalhadores com boas oportunidades de trabalho, geralmente em propriedades agrícolas, com garantia de um bom salário, hospedagem, comida, transporte gratuito e um valor em dinheiro na hora, para ajudar a família do trabalhador. Mas, logo no início da jornada, a realidade começa a se modificar.

O deslocamento é realizado em ônibus muito velhos ou caminhões improvisados, os famosos “Paus de Arara”. Já nas fazendas, normalmente em locais de difícil comunicação, os contratados são informados de que terão de pagar pelo transporte e pela alimentação, tanto na viagem quanto nos dias de atividade. Além disso, todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do trabalho, bem como os equipamentos de proteção, são alugados por dia. Os descontos no pagamento são tantos, que, no início do mês, o funcionário não recebe nada e ainda fica devendo. A dívida vai aumentando a cada dia e, assim, mantém o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões.
http://educarbrasil.org.br/Portal.Base/Web/verContenido.aspx?ID=205825

Minha opinião:
Uma mentalidade de que em pleno século XXI a escravidão pode dar lucro para alguém, é uma mentalidade totalmente ignorante. Como que uma pessoa pode ter lucro, ou ganhar mais explorando o outro sem nenhum dó e piedade dessa pessoa, que trabalha duro, e não tem a sua recompesa. No Brasil isso está mais do que na hora de acabar, as pessoas precisam se ligar que isso já está mais do que ultrapassado, que isso não dá lucro nem nada para ninguém.
 Postado por: Laís Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário