terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lei Áurea


A Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353), sancionada em 13 de maio de 1888, foi a lei que extinguiu a escravidão no BrasilFoi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotejipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
Foi assinada por Dona Isabelprincesa imperial do Brasil, e pelo ministro da Agricultura da época, conselheiro Rodrigo Augusto da Silva. O Conselheiro Rodrigo Silva fazia parte do Gabinete de Ministros presidido por João Alfredo Correia de Oliveira, do Partido Conservador e chamado de "Gabinete de 10 de março". Dona Isabel sancionou a Lei Áurea, na sua terceira e última regência, estando o Imperador D. Pedro II do Brasil em viagem ao exterior.

Minha Opinião
Essa lei foi muito útil pois significou o começo de um novo pensamento, um pensamento onde ter escravos era um verdadeiro absurdo, e o primeiro grande passo para isso melhorar foi essa lei que foi assinada pela Princesa do Brasil, Isabel. Ela veio logo depois da Lei do Ventre livre que dizia que todo filho de escravo nascido naquele dia, seria livre, essa foi uma lei que não adiantou muita coisa, assim como a lei do Sexagenário, que libertou todos os escravos que naquela época tinham mais de 65 anos. 
Postado por: Laís Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário